No mundo complexo fora dos quadrinhos da marvel, mangás, novelas, textos engajados e outros conteúdos sem o compromisso com o real não existem super-heróis ou super-vilões.

Heróis do mundo real são definidos pelo filtro ético de cada um. Este espaço foi criado para juntar o julgamento pessoal de um monte de gente sobre pessoas que influenciaram a nossa realidade.

Fidel Castro

Biografia: 
Nasceu: Birán, Holguín, 13 de Agosto de 1926 Morreu: - Fidel Alejandro Castro Ruz é ditador de Cuba desde 1959.
Lado herói: 
Conseguiu derrubar um ditador corrupto e sanguinário. Trouxe mais saúde e educação para o povo cubano. É um ícone da resistencia ao domínio dos Estados Unidos na América Latina.
Lado Vilão: 

Ditador brutal. Promoveu execuções com procedimentos legais duvidosos e outros inúmeros desrespeitos aos direitos fundamentais de todo o ser humano.

Taxonomy upgrade extras:

Comentários

Se Fidel era tão bom assim, porque o próprio povo Cubano Foge para os Estados Unidos? Porque o cubano é proibido de ir morar ou trabalhar em outros países? Porque a maioria ganha um salário menos de 50 dólares? Porque não tem liberdade de imprensa liberdade de expressão?Porque matam tantas pessoas contrárias ao seu regime cruel????

Satanás veio para matar,(Fidel matou), satanás veio para roubar, (Fidel roubou), satanás veio para destruir, (Fidel destruiu uma nação inteira) o povo vive como mendigos catando o lixo do lixo e bebendo cachaça que é a única bebida que se pode obter na ilha. Então, Fidel é o satanás, se não é deve ser o secretário dele e quando morrer vai pro inferno de cabeça para baixo se encontrar com o capeta.

Se fidel era satanás por todos estes motivos, como vc julgaria o LULA? Note bem, não sou favorável ao Fidel, mas por incrível que pareça as características são as mesmas.

Liberdade é a coisa fundamental para o desenvolvimento de uma nação e é o que não existe em cuba. quanto a ser um puteiro dos Estados Unidos não é certo, certo é ser um puteiro de ditadores e seus coligados. Só concorda com ditadura que não sabe o que é isto, sonhece o mundo atravéz de ideologias alheias; tipo burgues que vive dos frutos da opressão, e etc.
Certo seria dar a opção de plebicito ao povo cubano e deixa-los decidir a propria sorte.

Fidel Castro é anti-americano para os outros, ele gosta do bem bom.
Fala tanto em democracia. Deveria deixar as eleições livre escolherem quem o povo de Cuba quiser.
Eleições não são boas para as ditaduras, não é mesmo?

O que eu acho estranho é que houve toda uma luta pra derrubar uma ditadura e ... consolidar outra. Para mim houve apenas disputa de poder.

Fidel está fazendo um de seus famosos discursos:
- E a partir de agora teremos de fazer mais sacrifícios!
- Trabalharemos o dobro! - diz alguém na multidão.
- E teremos de entender que haverá menos alimentos!
- Trabalharemos o triplo! - diz a mesma voz.
- E as dificuldades vão aumentar! - continua Fidel.
- Trabalharemos o quádruplo!
Aí o Fidel pergunta ao chefe de segurança:
- Quem é esse sujeito que vai trabalhar tanto?
- O coveiro, mi comandante.

Ditador brutal e sanguinário? Segundo quem? Cuba viveu uma guerra civil, vou dizer de novo GUERRA CIVIL, contra uma DITADURA, não se depõe um governo tal como foi feito mandando flores, sem contar boicotes a ilha, 900 tentativas de assassinato contra o Fidel, incursões militares de mercenários dos EUA, só pra citar alguns pontos..

Alguém sabe o que é a emenda Platt?

Guerra civil não se faz sem sangue, é claro. Mas, olha, tenho que te avisar que a guerra civil acabou há 58 anos. Como a brutalidade e os assassinatos e a falta de liberdade se justificam?
Pelos boicotes à ilha? Ah, tá, os estrangeiros boicotam o Fidel e ele prende e fuzila seu próprio povo. Acho que não faz sentido. Vamos tentar outra...
900 tentativas de assassinato? Não vou questionar seus números (devia, mas não vou). Para defender sua vida, Fidel proíbe a livre associação em toda a ilha, proíbe a leitura de livros e textos que o contrariem, proíbe a liberdade de imprensa... não vi relação de causa e efeito. Acho que continua não fazendo sentido. Então vamos para outra...
Incursões de mercenários? Por que está no plural? Foi uma só, e também já faz mais de 50 anos. Nem vou comentar.
Pra mim chega. Fidel foi ditador e, parafraseando seus argumentos, não se faz ditadura com flores.

É uma pena que a Baía dos Porcos deu errado. Esse filho da puta se juntou com Che e executou mais de 80.000 patrícios seus sem chance de defesa que é o que margeia o Direito. Sim, Cuba era o esgoto dos EUA, mas esse déspota genocida fez de Cuba seu reinado, não convocou eleições e seu irmão o sucede. Cuba virou uma dinastia. Todo e qualquer beneficio, seja de saúde ou educação vai por água abaixo tendo esse rastro de sangue como lastro. Mao, Stalin, Fidel farinha do mesmo saco.

Fidel possue suas qualidades e defeitos, mas ao menos o capitalismo selvagem que domina EUA BRASIL e paises emergentes não entra na vida dos cubanos, ótima educação e saúde, oque o povo precisa mais? BBB11 ou uma vida de qualidade?

Pensa no que acontece se tirar o pão e circo desse povo aqui no Brasil. E também tira o poderde consumo, tira as peças de automóveis, tira muita comida porque não tem como arrumar o maquinário, muito mais. Isso é vida?

Quem achar que é bom ,vai morar e trabalhar la ,depois de um ano voce me fala se foi bom ou ruim!

Muito bom meu querido você assim como eu deve ser Brasileiro e então me diga qual é o seu prazer em ver você e o seu belo filho que há de ter vivendo uma vida confortável e digna e do outro lado da rua uma família na miséria com fome e sem perspectivas...me mostre o sentido disso???

Qual é a graça de termos um bom carro e o nosso irmão não ter onde viver???

De graça nada acontece, até mesmo eles, os cubanos, pagam um preço muuito caro, e quantos tiveram e tem que pagar com a própria vida para que um ditador vive em confortos de capitalista. É a velha frase "no dos outros é refresco", concordo que cuba tem seus acertos mais o povo deveria escolher os seus erros.

o povo passa fome e o ditador afogando em ouro e com muita grana em paraiso fiscais
tem igualdade em cuba que bom 85% passam fome e 99,80 sao alfabetizados, acho que tem alguma coisa errada por la

Cara, lá não existe fome, lá não falta médico e nem educação.

Que médicao? Lá ganham 50 dólares p mês, passam fome com uma ração de cachorros, pasta de soja e bolacha seca

prefiro ter fome a não ter palavra
prefiro não saber ler a ler guevara
prefiro o vício à proibição
prefiro o pecado à instituição
o capitalismo ao socialismo
o cubismo ao dadaísmo
o absinto à vodka
a loucura à lógica

e mesmo depois de ter dito tudo que prefiro
vens me dizer que sabe do que preciso ?

eu digo
prefiro a liberdade ao paraíso

(filho de Adão: Vercículo 03\05\2010 BERNARDUS COSTA)

O fim justificam os meios?
Se for assim todo ser humano tem o direito de lutar de quaisquer formas e com quaisquer armas?
A morte é justificavel?

Ele fez muito por todo país e seu povo, mas como todo homem o poder lhe subiu a cabeça, ele tem o direito de errar, mas dae vc´s colocarem ele como heroi?`É de rir, sei lá, até certo ponto é de chorar, pois como pessoas que se dizem globalizadas e intelectualizadas podem pensar que a morte de centenas de pessoas é justificavel, vc´s estão sendo extremistas, literalmennte PUNK....
Só queria dizer que nunca desmereci o merito de Fidel Castro, mas nunca o colocarei como um bom homem, e mesmo ainda como heroi...

Tudo bem, ele foi realmente importante para o país... afinal impediu que o EUA pudesse tomar conta do seu lugar de origem, com a ajuda de Che e do irmao mais novo Raul derrubaram um líder corrupto que planejava as suas açoes com os americanos. Cuba tem a melhor educação e a medicina muito avançada... contudo, sou contra as certas imposições que ele faz seu povo viver...!!!

Confesso que fico em cima do muro!!
desculpa!!

Não creio! Não temos nenhum cubano que recebeu o prêmio Nobel por ter descoberto algo que fosse bom para o ser humano. Me informe uma grande descoberta feita em Cuba? Não temos qualquer Hospital ou Laboratório "de ponta" para tratamento ou pesquisa de remédios em Cuba?

E mais derrubaram um ditador, para implantar uma democracia, mas ao assumir o poder, gostou tanto que instituiu uma ditadura e não quis mais sair.

Apesar de ter libertado Cuba da influeincia estrangeira,Fidel transformou CUba em uma "monarquia",apesar dos excelente médicos e de uma boa educação,Cuba é um país atrasado,para se ter um computador precisa se de permissão do governo,a imprensa é controlada,e se fosse um país tão bom assim,nã oteria cubanos fugindo para os Estados Unidos,arrisacando-se a ser devorados por tubarões para sair de Cuba.

conseguiu dar uma educação para o povo cubano.

E porque e pra agente falar sobre a parte boa e a parte ruim... Brigado pelo site! E muito legal!

Gente não é por nada não mas FIDEL herói??? hahaha só em sonho ou melhor pesadelo...de que adianta a população ter saúde, educação e e toodo o resto se não tem liberdade?? esse cara é um ditador cruel ele matou gnt d+++!!! (tomara que Raúl Castro ñ seja igual elee) bem p/ mim pelo menos ele é vilão

se ditador é luta contra a hipocrisia iaque desse sistema de toscos homens que esta destruindo a natureza para acumular riqueza mas como ira ficar se o mundo acaba vai vale a pena investir, em capital se o mundo acaba para termina faz minhas as palavras de che guevara todo revolucionario deve agir por grande sentimentos de amor a humanidade, a justiça e a liberdade: liberdade esta que não simboliza a segrengação racial..... por isto digo hasta la victoria para siempre!!!!!!

Ele é herói. Ele ama o país dele e fez de tudo. Viveu na floresta por anos pra conseguir tirar do poder um cara corrupto, que abaixava a cabeça pros EUA, e deixava que os americanos metessem o pau em Cuba. Viva Fidel Castro.

Tem brasileiro fazendo piadinha de Fidel castro, se você leu isso tenha vergonha de ser brasileiro. Brasileiro só sabe falar bem de americano e americano só pisa no brasileiro. Fidel Castro é meu herói. Cuba era um prostíbulo americano antes Leia antes de falar e não se deixe ser levado pelas ideias dos outros. Seja inteligente.

vc ta falando isso pq sua mãe não foi morta por ele ;D

Tem razão apesar de ser um ditador perpetuo de Cuba,o país deixou de ser um puteiro dos Estados Unidos.

Comente

Filtered HTML

  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Respeite as regras básicas Netiqueta.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License

br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License.

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql).

Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:

Como fazer um website de verdade?

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

Support Bloggers' Rights!
Support Bloggers' Rights!

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Na manutenção uso o Quanta+ e Gimp (no Gentoo).

Powered by Drupal