No mundo complexo fora dos quadrinhos da marvel, mangás, novelas, textos engajados e outros conteúdos sem o compromisso com o real não existem super-heróis ou super-vilões.

Heróis do mundo real são definidos pelo filtro ético de cada um. Este espaço foi criado para juntar o julgamento pessoal de um monte de gente sobre pessoas que influenciaram a nossa realidade.

Tiradentes

Biografia: 
Nasceu: Fazenda do Pombal, 16 de agosto de 1746 Morreu: Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792 Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, participou da Inconfidência Mineira, um movimento iluminista brasileiro. Foi executado e esquartejado pelo governo português. Sua cabeça foi fincada em um poste em Vila Rica e outras partes do corpo foram expostos nas estradas da região.
Lado herói: 
Mártir. Ícone da independência do Brasil.
Lado Vilão: 

Tiradentes foi apenas um bode espiatório de uma revolução que se dizia iluminista, mas estava mais preocupada com o quinto do ouro das Minas Gerais que era enviado à Portugal.

Tiradentes era alferes, na hierarquia militar antiga, a patente de oficial abaixo de tenente.

Participaram da tentativa de derrubar o governo português, por exemplo, dois coronéis, Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antônio de Oliveira Lopes, e dois poetas famosos até hoje, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.

Taxonomy upgrade extras:

Comentários

Tiradentes foi o maior vilão que o Brasil já produziu! Por isso ele foi morto e esquartejado, pois ele era bandido e criminoso!

Com que base você afirma isso? Só para eu ter certeza da sua afirmação.

kb0kfgoh0d jgidfi9g ng f rjkbfjireurfr wer fjiefnjw rj wr rnui9wninwenfg g wd efuefi8 dhbfufubfwfw fhwebfuweunfuhgregnrugrg rgnj rgugiguiwerghwhgnguwengne nge nung9jgjiwejgijweijgiwejgjeg gf9rjgwhgefugwguwug wgeui gjgui ui nu uw gq uiw wu wbnfuwegwejnugnwugnw uweu ugrgrhguhgnerg necn jnetbndfnb njk fu bcvux bui hvghvejhdfbbsybghb ghbrb fgrureubrgjbvhxvmvhbv svcy fjhehh u u by n rf ehb d v h fg emfgjdkfgdk bd b vfn ger bjre gjne bh f j f htdinnbgfdmkhbjduhget j htjhibgbnbvjibn jgbn fn mm,ch n d fkng nbjktnhjcvhmgnhjdtmhgjfyndrtkgjrgm kdn .

Estamos no séc. XXI, um séc. de revoluções, descobertas, liberdade destes estigmas que nos escravizam, roubando nossa energia de forma abrupta, uma história construída para que uma sociedade sugue aos verdadeiros puro sangue, que também é uma construção tipo vampiros, lubsomens, gárgulas,
Vamos sonhar que somos anjos enviados a esta dimensão, para que possamos evoluir, melhorar e não usar a história para mentir, roubar, retirar, sugar, Datas e mais datas Virão, lembre-se de um general que dizímo crianças, famílias, no Paraguai, Vamos lembrar da música do grupo "Legião Urbana"; "vamos comemorar mais um feriado...enquanto muitos estão morrendo....

pelo amor de deus, isso foi aberto pra comentarios pra q as pessoas comentem coisas realmente importantes, n para q venham um bando de idiotas e fiquem escrevendo coisas como "to bebado" e "ronaldoooooooo", entao pf, pensem antes de ficar postando comentarios bestas, pq se vcs q fazem isso se acham os fodões, saibam q isso so faz com q vcs paresam mais ridiculos do q sao (:

Em minha opinião Tiradentes não foi herói. Se tivesse realmente o interesse pelo bem social, pela independência de Minas Gerais, ele teria se entregado assim que foi preso, mas negou a hipótese ate 1790. Outro adjetivo que empregamos em Tiradentes é o vilão, devido os impostos estar muito caros na época esse deveria ser o possível motivo para a formação da “conspiração”. É uma hipótese a pensar, se você me disser que lutar por sua ideia e construir um grupo com os mesmo objetivos é algo ruim, “coisa de vilão”.
Na minha opinião Tiradentes foi um “bode-espiatorio”,”boi de piranha”. Afinal vários outros foram condenados a morte, mas como ele era o mais humilde do grupo, o “menos importe” o usaram de “para-raios”.

Pobres babacas (sem ofença) que nada sabem sobre a história deste país e querem comentar aquilo que não detem o mínimo gabarito para tal. Esculachar Tiradentes é brincadeira. Dizer que o cara era corrupto é facil, difícil é nos dias de hoje defender uma causa, pois pessoas deste pequeno nível de intelectualidade acreditam que tudo já está conquistado e a história está pronta. Invejo os judeus por respeitar a história de seua patriarcas, os americanos por respeitarem a história de seus presidentes e os brasileiros, que olham para Joaquim José, não apenas como o cara do feriado, mas como o sonhador, idealista e heroi, pois lutar por uma causa, ainda que não seja somente sua é para poucos. Quanto aos babacas (reafirmo, sem ofença) feliz 21 de Abril, aproveite o dia do cara do feriado, pois ele foi tão isignificante que até hoje proporciona um feriado pra você, mesmo tendo uma mente tão pequena e não valorizando a história da sua nação.
Professor Wanderson Cleiton do Carmo -
Jornalista e doutorando em educação.

Ofensa é com S.

Obrigada por isso!

Pq nao comemorar 31 de março de 64?

Tiradentes era um servidor da Coroa, era dentista e era minerador. Usou do cargo real para benefício próprio.
É imaginar hoje, um fiscal de tributos, ter uma empresa e sonegar os tributos devidos. Tiradentes é compatível com a pior imagem de servidor público. Mas esses Heróis são construídos. De mentira em mentira (dialeticamente) se constroe uma verdade. Hoje ele é um mito e quase todas as pessoas se negam a pensar acerca dessa face sórdida de Tiradentes.

Parabéns professor pela belissima explanação para aqueles que, por tão pouco conhecimento histórico e humanitário denigre a imagem de tão ilustre sonhador e bravissimo lutador das causas nobres, quanto foi "Nosso Herói Tiradentes". Pena que hoje nós tão poucos homens e mulheres como ele que vestem a camisa de suas causas mesmo que para isso tenham que perder a vida, pois sabem disso e assim o faz, está realiazando algo no qual ele acredita ser o correto. O Brasil precisa de pessoas que acreditem em si mesmas e que lutem por seus ideais ainda que poucos acreditem neles, somos um país sem identidade própria mas não somos obrigados a acreditar em tudo que nos dizem nas escolas e nos bancos acadêmicos da vida. Somos capazes de pensar, analisar, refletir e saber quem de fato foi, é e busca ser um herói nesse país onde muitos, pouco fazem para garantir a perpetuação da História desse país e daqueles heróis muitas vezes nem citados nos anais da história mas que fizeram a diferença na construção de nosso povo e edificação denossa nação. São os heróis anônimos do dia a dia.
Professora Rosemary Cândida - Historiadora

logico que ele foi heroi ele morreu para salvar o ouro desses portugueses ladroes, ele é o unico homem do brasil que tem um feriado nacional, acredito no seu heroismo pois nos mineiros somos todos herois quem diz que ele não é ta morrendo de inveja de ter como heroi um mineiro. LIERDADA AINDA QUE TARDIA

que movimento ele participava????????????

Tudo e mais tudo construído, para nos dominar, nos incapacitar e ficar com o que nosso desde a criação do sangue azul, o negro, indio, o africano, ser burguês e aí até quando vamos acreditar nas coisas escritas e relatos falsos......

Inconfidência Mineira!

Essa história de heroi tem muito a ver com o lado vencedor da disputa.
No caso de Tiradentes, caso a Independência não fosse o lado vencedor, ele hoje não passaria de um Desertor do Exército, rebelde e traidor do reino de Portugal.
No meio humorístico heroi tem outra classificação:
Heroi é aquele que não conseguiu fugir.

na minha opiniao tiradentes pode ter cido um heroi pois eu estou fasendo um trabalho basiado na conjuraçao mineira e na conjuraçao baiana e fala que tiradentes fes parate da conjuraçao mineira e eu acho q ele é um heroi pois ele foi um dentista pobre que nao desistiu de seu foco e ele foi o unico condenado a morte e ja os outros foram exilados para a africa...
por isso acho q tiradentes foi um heroi e é até hoje sab pq?
PQ ATÉ HOJE TEM FERIADO GRASSAS A ELE E EU NAO PRECISO IR A AULA...........................

Eu tô vendo que 80% dos Brasileiros não conseguem notar o sarcasmo, mesmo que seja esfregado em suas caras

voce e tao ignorante que nao sabe nem escrever.talvez se hoje vc nao pensasse so no feriado como mais um dia em que nao precisa ir a escola.suas palavras nao tivessem tantos erros de portugues seu burro...

De boa cara, vc tb errou, o certo é "suas palavras nao teriam" e nao "tivessem"... se liga

É, acho que você precisa ir mais na aula, principalmente na aula de português!!!!

A história de Tiradentes é tão real quanto a história que é contada á te hoje dos portugueses que chegarão perdidos na América, achamos um novo mundo vamos educar os índios e levar cultura para este povo kkkkkkkkkkk.

Nossa senhora, que gramatica é essa? (cido, fasendo, basiado, fes, GRASSAS) meu filho vá para a escola mesmo no feriado, pq vc esta precisando! Politicos olhem mais para a educação, por favor!!!

Correção: Sido, Fazendo, Baseado, Fez e Graças

Na minha pesquisa que eu fiz em vários sites tiradentes é um vilão, só colocaram ele como herói pois toda a história precisa de um herói. Um grande exemplo é o de dom pedro II que ñ falou nada de independencia ou morte e nem estava montado em cima de um cavalo branco ele estava encima de um jumento de acordo com as minhas pesquisas e na maioria dos livros de história não vem falando essa parte pois a história precisa de um herói que seja influente e que o povo goste sem saber o que ele é realmente.

rsrs coiisaaa idiiota viiu (oo)
Elii sò [u]tiiraavâaã dentees [/u]
rsrs

ele acaba de fazer eu ganahar uma aposta com a thais uhuuuuullllllllllll valeu homossexual enforcado

ele naum e homessexual enforcado ele foi um cara digino de ser morto com dessesa

voce perdeu!!

qual foi o nome do movimento que tiradentes partisipo?

VILÃAAO em gente
se trair a coroa portuguesa pode ser considerado ato de heroismo, me avisem (:
tmb pode até ter morrido mais foi somente porque foi condenado ele não ESCOLHEU morrer pela patria.
mais somente os brasileiros poderiam considear alguem q cometeu alta traição, dissimulação como um heroi do POVOO

RONAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALDO

idiootaa

É um heroi inventado pela Ditadura Militar,Tirandentes não tinha nada de altruista,tinha escravos,varias amantes,alguns dizem que era até (homossexual),já foi indiciado até por tentativa de extorsão,seus objetivos eram mais financeiros do que nobres como a maioria dos livros de historia não diz,vilão com certeza.

Ele foi um !#!$!%@¨@##$!$1

A maioria dos brasileiros diz que ele é um heroi,porquê ele lutou pela indenpendencia do brasil e ainda diz:

Eu sou um bebabado rÊrÊ rÊ rÊ

Exemplos- Jim Morrison, Elvis Presley e vários outros poetas que ussaram o àlcoon como a maior fonte de inspiração

Ronalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllldo

brilha no corinthians tiradentes nao foi heroi mas sim um bode ispiatorio e ele nao morreu na forca alguns dias antes ele fugiu

Novos estudos históricos apresentam uma inconfidência mineira diferente daquela que nos narram os livros didáticos.

Embora a historiografia oficial considere a inconfidência mineira (1789) como uma grande luta para a libertação do Brasil, o historiador inglês Kenneth Maxwell, autor de "A devassa da devassa" (Rio de Janeiro, Terra e Paz, 2ª ed. 1978.) que esteve recentemente no Brasil, diz que "a conspiração dos mineiros era, basicamente, um movimento de oligarquias, no interesse da oligarquia, sendo o nome do povo invocado apenas como justificativa", e que objetivava, não a independência do Brasil, mas a de Minas Gerais.

Esses novos estudos apresentam um Tiradentes bem mudado: sem barba, sem liderança e sem glória. Segundo Maxwell, Joaquim José da Silva Xavier não foi senão o "bode expiatório" da conspiração. (op.cit., p. 222) "Na verdade, o alferes provavelmente nunca esteve plenamente a par dos planos e objetivos mais amplos do movimento." (p.216) O que é natural acreditar. Como um simples alferes (o equivalente a tenente, hoje) lideraria coronéis, brigadeiros, padres e desembargadores?

A Folha de S. Paulo publicou um artigo (21-04-98) no qual se comentam os estudos do historiador carioca Marcos Antônio Correa. Correa defende que Tiradentes não morreu enforcado em 21 de abril de 1792. Ele começou a suspeitar disso quando viu uma lista de presença da Assembléia Nacional francesa de 1793, onde constava a assinatura de um tal Joaquim José da Silva Xavier, cujo estudo grafotécnico permitiu concluir que se tratava da assinatura de Tiradentes. Segundo Correa, um ladrão condenado morreu no lugar de Tiradentes, em troca de ajuda financeira à sua família, oferecida pela maçonaria. Testemunhas da morte de Tiradentes se diziam surpresas, porque o executado aparentava ter menos de 45 anos. Sustenta Correa que Tiradentes teria sido salvo pelo poeta Cruz e Silva (maçom, amigo dos inconfidentes e um dos juízes da Devassa) e embarcado incógnito para Lisboa em agosto de 1792.

Isso confirma o que havia dito Martim Francisco (irmão de José Bonifácio de Andrada e Silva): que não fora Tiradentes quem morrera enforcado, mas outra pessoa, e que, após o esquartejamento do cadáver, desapareceram com a cabeça, para que não se pudesse identificar o corpo.

"Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria pelo Brasil". Como só tinha uma, talvez Tiradentes tenha preferido ficar com ela.

--------------------------------------------------------------------------------

O Tiradentes foi e é o maior herói da historia da Independencia do Brasil, pois se nao fosse ele o Brasil não era o que é hoje.

O Brasil é hoje o que você é. Porque essa afirmação? pois todos nos temos interesses próprios onde a maioria primeiro pensa em si mesmo, mas com o tempo essa sociedade vê que precisamos ser mais humanos, mais amáveis e assim que pensamos, mas não se trata disso. Somos induzidos e seduzidos por oportunidades e que o mundo nos dá para sobreviver ele não foi diferente de muito de Nós. Queria ver se todos ao invés de torcer por uma copa torcemos por hospitais, escolas, médicos melhores, saneamento e outras tantas coisas que ele nunca lutou e que vc talvez nunca lute também. Porque o País que você vive hoje é uma merda.

Essa temática vem senduh mto debatida em sala de aula cm meu (se me permitem dizer) EXELENTE PROFESSOR DE HISTORIA...BEBETO! Ao meu ver...Tiradentes foi apenas usado(no termo perjorativo);afinal os primeiros republicanos, em busca de um herói nacional, encontraram nele, o símbolo mais que perfeito. Utilizaram a imagem deixada pelos franciscanos,pois , naquele momento Tiradentes não deveria ser visto como herói republicano radical, mas sim herói cívico-religioso, como mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro.Acertaram no alvo. Tiradentes caiu no gosto popular e nunca mais deixou de estar presente no nosso imaginário político e social. e creio que essa imagem que temos nada + é q o ideal cirstão projetadu na figura de tiradentes, se analisarmos criticamentiiii qualquer imagem do alferes percebemos que , houve um ''recriação'' de jesus cristo nele, afinal tiradentes esta sempre cm o olhar distante, causandu a impressão de humildade, arrependimentu...e comu jah li em alguns sites..ele se sentiu feliz ao caminhar para o esquartejamentu..e fala sério..desde qdo um kra q lutou ate a morte pela independencia de minas gerais vai se sentir arrependido e alegre na hora em q o ''seu sonhu seria dizimado''??? nuk neh? e alem do mais..esse ''cara'' teve perdido do tempo por quase 100 anos...muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitoooo tempo neh..p um herói fikr esquecido?? por isso digo e repito..O HERÓI TIRADENTES FOI LITERALMENTE CRIADU!! OBRIGADU POR LER

Na verdade TIRADENTES é reconhecido no por todos os brasileiros. Mais todos esqueseram de que Tiradentes era um homem e como qualquer ser humano tinha seus defeitos. è um absurdo que toda essa polemica se Ele foi heroi ou vilão cada pessoa possui sua opnião mais não param para pensar que a imagem que hoje conhecemos de Tiradentes foi criada e os escritores possuia abilidade de modificar e dar sua opnião emn um texto por isso as pessoas acham que Tiradentes foi perfeito e quando escultam por ai que ele não devia se rconsiderado um heroi puro acham que desrespeitamos a sociedade enação ond evivemos. É simples eles apenas querem acreditar que ele ñ foi um vilão ele tinha seus interesses pessoais tbm o convia a luta pela liberdade. Como eu já disse el foi sim muito corajoso mais possuia seus defeitos e interesses pessoais.

Não é um absurdo questionar. Se alienar achando que a verdade é posta e não precisa perguntar o pq, te rebaixa a espectador da sua própria construção como cidadão brasileiro.

O exemplo do Tiradentes é sempre dado quando o assunto é "heróis brasileiros". Mas na verdade isso acontece porque os governantes querem que o povo pense que só se houver entre nós um herói, é que podemos fazer a diferença. Quer passar a impressão de que o povo unido não consegue nada, só alguém que dá a vida consegue, e mesmo se essa pessoa existir... Eles matam.

nem heroi nem vilão ele foi usado como bode expiatorio para se criar um heroi nascional e as elites colocou com heroi

todos os heróis que aprendemos na escola são na verdade revolucionários, Tiradentes é uma especie de chê Guevara só não enxerga a verdadeira histórica da republica brasileira quem não consegue ligar os ponto, desde que começamos a querer ser republica de depois de conseguir sempre só ouve cobiça pelo poder.

Comente

Filtered HTML

  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Respeite as regras básicas Netiqueta.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License

br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License.

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql).

Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:

Como fazer um website de verdade?

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

Support Bloggers' Rights!
Support Bloggers' Rights!

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Na manutenção uso o Quanta+ e Gimp (no Gentoo).

Powered by Drupal