No mundo complexo fora dos quadrinhos da marvel, mangás, novelas, textos engajados e outros conteúdos sem o compromisso com o real não existem super-heróis ou super-vilões.

Heróis do mundo real são definidos pelo filtro ético de cada um. Este espaço foi criado para juntar o julgamento pessoal de um monte de gente sobre pessoas que influenciaram a nossa realidade.

Getúlio Vargas

Biografia: 
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja no dia 19 de abril de 1882 e se suicidou no Rio de Janeiro no dia 24 de agosto de 1954. Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
Lado herói: 
"Pai dos pobres", colocou na lei direitos trabalhistas como o salário mínimo. Usou o Estado para criar indústrias e diminuir a importância do setor primário na economia brasileira.
Lado Vilão: 

Ditador populista com inspirações facistas, criador do Estado intervencionista, paternalista e corporativista que persiste até hoje. Manteve relações com o Hitler e Mussolini até não conseguir mais resistir a pressão dos Estados Unidos.

Taxonomy upgrade extras:

Comentários

Só o salário mínimo? Getulio criou o código eleitoral, o código florestal, o código penal, a CLT, a petrobras, a companhia siderúrgica nacional, a vale do rio doce, o voto secreto e extensivo a mulheres, a OAB, o IBGE.. Se liga cara, o Vargas descobriu o Brasil

È verdade se Pedro Alvares descobriu o Brasil de fora para dentro, Getúlio Vargas descobriu o Brasil de dentro para fora.

A metade do q se falo q ele fez. . se não fosse o acordos com EUA ele não teria feito isso. Nem tudo ele dez só. Tem sempre um lado podre nisso tudo

Quase você acertou...Só faltou ele descobrir o Brasil e Fazer chover mas convenhamos fazer chover chuva natural por enquanto só Deus né?

Você tem certeza que foi Vargas quem descobriu o Brasil? Acho que você devia estudar mais um pouco de história ou só o descobrimento do Brasil.
PS: respeito sua opinião de que ele é um herói, não entenda mal o meu comentário.

Muitos focam somente na parte ruim do processo mas não observa que quem fez o Brasil crescer até o momento sendo um fascista,mãe dos ricos ou mesmo nazista,foi Getúlio Vargas então nós brasileiros temos muito em agradece-lo.

Ass:Daniel

Getúlio Vargas foi um verdadeiro gênio articulador! Apesar das tendências fascistas em boa parte de seu governo, foi um grande mestre de articulação!
Ele era FODA!
Deu um golpe pra entrar e deu outro pra não sair.
Seu suicídio foi um caso pensado, com isso adiou em 10 anos o golpe de 64!

Pressionado cada vez mais por Juan Peron - Argentina , para romper com os EUA,hesitava tomar essa decisão porque Vargas se via numa situação muito dificil,porque via nos E.U.A, um parceiro atraente no ponto de vista economico, embora que o Brasil ficasse no prejuizo nos primeiros anos da Petrobrás,isso agora para ele era coisa do passado,nesse mesmo ano Vargas se suicidaria enterrando os sonhos de Peron,no ano seguinte Peron seria deposto na Argentina,era dissolvido por completo o Pacto dos caudillos.

Era gaúcho . assim você deduz .

Acho que titio vargas fez um trabalho mediano em sua passagem pela historia do governo do brasil.

que ótimo site eu tinha q fazer um debate

..como todos nós ele teve o seu lado bom e seu lado má,mas enfim ele foi um herói pois ele reconheçeu o valor do trabalhador e acima de tudo ele criou várias industrias que athé hj emprega mlhões e milhões de nossos brasilleiros!!!
.. vho tirar 10 em meu debate pois aprendir muito cm v6 :)
posstt~> Estrellynhah :)

Empurrado por uma multidão Vargas dificilmente perderia a eleição de 50,de nada adiantaram os discursos inflamados do jornalista Carlos Lacerda,pela televisão usando fábulas gregas em suas metáforas,Plínio Salgado ficara para trás,Eduardo Gomes bem que tentou e Cristiano Machado ficou em terceiro.e Osvaldo Aranha nem sequer se candidatou aumentando as chances de Getúlio.Mas circunstancias adversas como a calúnia da rua tolenero conturbaria sua situação porque posteriormente seria abandonado pelas escórias dos partidos,mergulhado em profundo isolamento não iria muito longe...

Ele fez coisas e coisas ruins foi covarde e honesto não podemos falar das coisas só por um lado e sim pelos dois

Concordo com você, as coisas vistas por apenas um lado pode trazer muitas surpresas.

se todos que falaram contra tivessem que defender ele como seria se poderem respondam

olha curti muito me ajudou muito ja q eu vou ter que fazer um debate sobre Getúlio

Tenho um juri na escola , é eu vou acusa-ló , adorei esse site , pois aprendi bastante ... , obrigado :)

Você ganhou como acusação dele? Que argumentos você utilizou? Tenho um juri na minha escola também, e tenho que acusá-lo. Me fala alguns argumentos que posso utilizar contra os benefícios que ele fez, por favor!

Bom Getulio Vargas ajudou muito o Brasil mais infelizmente prejudicou ao mesmo tempo , ele Fez muitas coisa boas mas com sua ganancia e egoismo prejudicou é isso

getulio vargas foi um homem que fazia de tudo por sua imagem por isto fez coisas ruins

bom ele nunca foi um bom presidente sempre maltratou a todos falso prepotente >:(

Vey Vargas foi um cara mtu legal, se ele era tão ruim, ele n teria sido eleito no segundo mandato. pq foi o errado q deu certo e se o certo desse errado?

Obrigada a todos adorei muito o debate e achei mega interessante tudo. Preciso fazer um trabalho do qual acusa este carinha ae ao ler estes depoimentos comprovou que ele ate pode ser "bom" mas com o dinheiro que ganhava e desviava alguma coisa de bom tenk fazer ne. E sem contar que a lei da vida e fazer de tudo pela sobrevivência mas NUNCA passar por cima do seu próprio caráter! obrigaduuuh gente bjnhuus

foi um cara muito legal e com as lei, que ele fez mudou o brasil...

vc pode elogiar mas mas numa fonte de pesquisa vc sempre vai achar acusações e alguma coisa contra Getúlio Vargas ok

Um colunista de uma revista notória aqui do Brasil escreveu que Lula tem qualidades dos dois antigos presidentes do Brasil;Getúlio e J.K,na minha opinião foi uma boa observação,mas dos três, Getúlio Vargas , é superior e para muitos o mais importante presidente que o Brasil já teve.

em minha opnião, vargas teve um governo muito ambiguo,praticava o facismo contudo lutou contra os facista durante a gerra. alem disso observem a seguinte objeção, com relação a um de seus discursos:
ele disse:
"podeis interrogar,talvez: quais as aspirações das massas obreiras,quais os seus interesses?e eu vos responderei:a ordem e o trabalho.
Em primeiro lugar,a ordem,porque na desordem nada se constroi [...]
O trabalho só pode se desenvolver em um ambiente de ordem[...]
O trabalho é o maior fator de elevação da dignidade humana1 ".

mais dai devemo nos perguntar:

quais os ideais de ordem de Vargas?

é lícito tirar a liberdade de expressão do povo,por proibi-los de demonstrarem insatisfação, por meio de greves pacificas?

que dignidade possui um trabalhador que é refém das leis que deveriam protege-los?

o senhor Vargas:

- negligenciou o setor rural;
- nas reformas educacionais de 1930:
_ quase não alterou os índices de analfabetismo, entre classes populares,ou seja, os mais pobres;
_ o ensino fundamental primário continuou restrito;

- o sistema educacional foi dividido em: técnico ( para os trabalhadores) e superior(para as elites).

sendo assim, vendo as informações acima, seria sensato concluirmos que o governo Vargas:
- Apesar de falar em inclusão social, não aplicou;
-foi um governo ambíguo;
-apesar de dizer que era a favor dos trabalhadores, proibia os trabalhadores de demonstrarem insatisfação;
-deixava o trabalhador refém das leis;
-tinha uma postura autoritária;
-na pratica o trabalhador não era livre.

gostram dos argumentos? respondam por favor... porque eu vou ter um juri no if e tenho que acusar Getúlio Vargas.

Apesar de Getúlio ser irrepreensível para muitos , o que dizer das inúmeras e secretas vedetes,que mantinha encontros com Vargas, isso quase sempre na viração do dia. Parece que o ex ditador nacionalista usava a formula da relatividade assim como Albert Stein que tinha amantes,vale destacar alguns nomes: Aimeé,Virgínia Lane. È , Getúlio acabou mordendo a maçã envenenada,pobre Darcy ,daquele momento em diante enfrentaria um casa mento tumultuado, mas que perduraria até ao fim. Com essas traições foi como se o céu desabasse no matrimonio da primeira dama Darcy Vargas.
Getúlio ao que parece não resistiu a esses pratos plenos,mas como presidente ou qualquer cidadão deveria.

Ora achar nomes de mulheres(2)em um diário aonde dizem ser da autoria de Getulio Vargas depois de quase setenta anos gera muitas dúvidas, o que reforça isso são as vistorias nas ferrovias que ele mesmo fazia questão de fazer á tardinha,quanta fertilidade pode estar alojada na imaginação dessas pessoas, e ainda vale lembrar que a primeira dama de até então era bem mais nova que Getúlio, o que não era comum naquela época.

Albet "Stein"? Não seria Albert Einstein?
"Casa mento"? Não seria Casamento?

Getulio Vargas nâo teve participação direta na deportação de Olga e talvez nem indireta,a sorte de Olga foi decidida pelo supremo Tribunal Federal, o vilão dessa historia seria Filinto muller, essa historia teve repercussão internacional, Muller foi acusado diversas vezes por torturas e arbitrariedades,como era chefe da policia politica do Brasil,com o passar dos anos a fama foi atribuida ou recaiu em Vargas. Getulio sabia sim dos campos de exterminio,mas não sabia das execuçoes ,no que ficou chamado de ¨Solução Final¨¨. Mas houve negligencia de Vargas quando recebeu carta para absolvição de Olga Benário ,Vargas a meu ver não queria colaborar com o comunismo não sei se poderia fazer a alguma coisa,porque nas Americas,por trás das vitrines quem mandava era os americanos (EUA).Filinto Muller abusava do poder porque era como se tivesse carta branca. Não houve ordem de extradição e deportação por parte do consulado alemão,apesar da intensa perseguição de Filinto Muller,homem de fibra que também tem historia no nosso país.

gostei muito do que li nesse site. vou fazer um julgamento e tenho que defender a era vargas. ja encontrei bons argumentos aqui... obg espero fazer um bom trabalho. :)

Ele lutou pelo direito do trabalhador , deu o direito do voto para as mulheres e outras bem - feitorias , mas também vacilou por colaborar com Hitler e Mussolini , deportou judeus para a Alemanha sabendo que essas pessoas seriam mortas logo em seguida , ordenou a cassada e tortura de militantes comunistas , matou muita gente que queria mudar o pais para melhor , pronto deixei o meu recado

Ele não lutou pelo trabalhador, simplesmente quando já não dava mais pra segurar a pressão dos operários, ele instituiu leis do que já estavam sendo aplicadas na prática , porém os "direitos do trabalhador" eram para uma pequena parte (bem pequena) da sociedade, cujo somente tinham esses tais direitos pessoas com carteira assinada,, filiadas ao sindicato(do governo), e trabalhadores urbanos ( o que não era nem 10% da pop. no país, já que a grande maioria era rural e carteira de trabalho, nem sonhando ) , logicamente uma estratégia de marketing, pois essa atitude não prejudicaria os latifundiários das elites.
Virou o mito que é hoje por uma sucessiva e intensa ação de diversos fatores,
desde o começo da sua aparição, primeiramente só pelo fato de tirar os cafeicultores do poder, já o tornou muito querido, mas podemos citar o golpe militar mesmo, foi uma ótima estratégia montada com o plano Cohen o fazendo parecer um "protetor" da nação, também com o órgão do DIP ( que convenhamos , trabalhava muito bem ).. Quando sua popularidade estava caindo, ele com muita destreza, anunciava em frequência nacional em rádios, novas "leis" que beneficiavam o trabalhador, fazendo parecer o que era de obrigação do governo, virar um "presente" de Getúlio. Tais direitos que os movimentos da época já lutavam bastante por, e vários já existiam de fato. Com a estratégia de lançar em "conta gotas" esses direitos, (ex: férias remuneradas, menor jornada de trabalho. etc), sua popularidade foi crescendo cada vez mais.
Admiro muito Getúlio, pois foi um homem muito inteligente, soube em qualquer situação tirar vantagem e camuflar os problemas só mostrando a sua imagem "perfeita e honesta" .
De honesta não tinha nada, tanto é que suicidou-se quando foi acuado por Lacerda, com o dossiê que mostrava toda a sua sujeira na época do estado novo, tais documentos que só vieram a tona a pouco tempo...Explicando a sua total popularidade presidencialista até hoje ( só batida por Lula em seu primeiro mandato ).
Os jovens de hoje conhecem a real face da Era Vargas muito mais do que os próprios que viveram na mesma.

Muita Gente de hoje acredita que o Getulio queria se promover comparando-o com a corrupção de hoje,vale lembrar que Getulio Vargas foi criticado também pelo projeto de 100%do salário minimo,e pela campnha "o petroleo é nosso''que foi fio da meada para a criação da petrobrás e sua nacionalização.

a popularidade de Getúlio foi superada,porque a população demografica hoje é bem maior que da decada de !950,e o DIP,foi criado por causa dos abusos da oposição,conspiratória.

Jamais! A DIP foi criada para promover o governo e camuflar através de estrategias todas as falcatruas e "limpar" a sociedade de todas as oposições. Não te culpo por pensar assim, provavelmente seus professores devem ter aprendido assim, pois viveram em epocas de ditaduras, epocas que os verdadeiros fatos não podiam vir a tona. Mas converse com historiadores atuais que reviram os baús do passado brasileiro, e você terá outra imagem tanto da DIP quanto da era Vargas total.
Quanto a popularidade realmente é isso mesmo, foi superada por conta do crescimento demografico, mas esse não é o ponto. O ponto é que ele era popular devido a diversas manobras, sendo a maior de todas a censura e a propaganda, que deixavam todos os brasileiros alienados e ignorantes. Imagina só, se até hoje ainda as noticias são facilmente manipuladas, naquela época sem internet então ... hahahahaha
E é por isso que não podemos culpar as pessoas "antigas" que viveram nesse período, elas realmente não sabem o que aconteceu.

Getúlio usou na sua carta testamento, a frase saio da vida para entrar na Historia,o que na minha opinião tem muita logica se fazer apuração dos fatos,ordenou cassadas, sim,mas não torturas,mortes, isso ficou por conta de um fanático que cumpria os designios de vargas, que exagerava. a imprensa brasileira antes e depois do estado novo,sempre foi bem transparente para deixar passar mortes por ordem de Getúlio Vargas.

Ein? Obvio que ele mandava mortes e torturas e mais obvio ainda que a imprensa brasileira ( tanto no estado novo quanto depois ) tentava abafar ao maximo isso, fazendo parecer que não existiu, pois era comandada por ele.
Tudo era comandado pelo governo. Nunca ouviu falar no DIP? Pois é .. Agora , por favor, não fale que a imprensa era transparente , pois estamos falando em uma epoca que todos sabem: marcada pela censura .

Se deitaram e rolaram sobre esse sistems de Governo chamado DIP, e se ele não existisse? porque a historia mostra isso:levantes ,revoluçoes , conpiraçoes,golpes ,tudo dentro do governo de Vargas, ele não precisava se proteger,ou quando chove não se usa guarda -chuva? Até hoje não se soube de homicidios políticos sem solução no Brasil a não ser do jornalista Wladimir herzog em !975,se Getúlio fosse falastrão,corrupto,procrastinador,detrator,fraudador,cruel,teria sido reeleito sem muito esforço em 1950?

Sou a favor de Getúlio, porém, é preciso entender que seu governo controlava e censurava sim a imprensa, tanto é que conseguiu fazer sua imagem e convenceu todo mundo de sua "moral". Estando na graça do povo foi realmente fácil se reeleger. Vargas sabia usar muito bem qualquer situação para obter vantagem e valorizar sua imagem, mas seu caráter na verdade não era de se admirar.

Os judeus não tiveram vida fácil em outros paises, principalmente no sec.xv quando foram para os caldeirãos e nas decadas de 30 e 40 em virtude da segunda guerra mundial ; até que se criasse um decreto em 1948,que eles voltassem ao seu país de origem,de onde por força maior foram dispersos, graças a criação da onu em 1945, esse projeto se concretizou, mesmo para eles que foram transgressores da lei,a palavra de Deus se cumpriu,porque o que sai da boca de Deus tem o seu total cumprimento,custe o que custar,isso estava escrito na biblia a mais de 4,000 anos atras:que eles seriam dispersos de sua terra,mas seriam ajuntados cada qual do seu lugar,ao seu pais de origem,bom vamos falar de Vargas então,repito esse só sabia dos campos de exterminios bem como o mundo todo,só por volta de 1942,é que esses fatos vieram a tona,porque se soubessem disso a Alemanha seria atacada pelos aliados bem antes de sua primeira invasão. Olga Benario foi deportada em 1938,os judeus tambem nessa mesma decada é que foram deportados.

O cara que pensa em você toda hora...(8"
Esse cara é o Vargas... (8"

Getulio Vargas foi um vilao na historia, pois era autoritario, prepotente, egoísta, pois não gostaria de "dividir" o país com ninguem, tanto que se suicidou em 1954 para nao sair do poder.

Na verdade ele suicidou-se para não ser retirado do poder; Estava sendo ameaçado por Lacerda que tinha um dossiê sobre seu governo podre. Lacerda sofreu um atentado (inclusive por um dos seguranças de Getulio), mas não morreu, porém enquanto estava no hospital, Getulio se matou e esse dossiê só veio recentemente a tona.

Assim como esse jornalista influente(Carlos Lacerda),perseguiu Getulio, também perseguiu J.K,JK também era corrupto? E esse dossiê foi do atentado da rua Tolenero,que não ficou provado ser Getúlio o mandante,J.K teve que criar uma lei para o perfeccionista Lacerda , não discursar pela televisão senão talvez teria perdido a eleição. Esse jornalista gostava de manobrar a populaçaõ contra Getúlio,esse sim era manobrista,quando esse jornalista foi governador da Guanabara (Rio de Janeiro),,sentiu o peso nas mãos pois foi apenas medíocre,e se fosse presidente do Brasil? Lá na u.r.s.s,um jornalista renomado por muito menos perdeu a vida por ordem de Stalin,ditador russo. Aqui pelo que sabemos esse Lacerda passou dos limites.. Entre 1976 e 1977, o Brasil perderia em 10 meses,três políticos ,são eles J.K,João Goulart e Carlos Lacerda.

Nada a vê!

Getulio Vargas ajudou a formar a base do Brasil de hoje,se esses governantes atuais estão bem é porque subiram aos ombros de gigantes,Getulio não dividiu o estado de Pernambuco com Virgolino Ferreira da Silva , quanto mais o Brasil com Argentinos e Chilenos,ou foi por acaso que jamais o ABC(pacto dos caudillos)se consolidou? A tinasdura da panela(remanscentes opositores de Vargas) estão aí até o dia de hoje,para não dizer os que teem dores de cotovelo,porque a espectativa era grande que fosse um do Rio ou S.P que fosse presidente,mas agora, além do golpe um presidente sulino(RGS),para eles foi como um choque termico, enfim na minha opinião foi forte preconceito,porque não devemos julgar segundo a aparencia.,mas segundo os atos de alguém,mas foi o errado(GETULIO) que deu certo e se o certo(JULIO PRESTES) desse errado?

O lado vilão de Getulio foi o golpe,por que derrubou Julio Prestes não por votos ,mas,por desonestidade (GOLPE),mas o seu governo foi tão próspero,que isso foi apagado, embora que fosse arquivado. Getulio amava o nosso país ,porque não deixou se levar por ofertas,para deixar os interesses do povo em segundo ou terceiro plano,(em outras palavras não era um Fariseu),tinha qualidades de ditador populista,no momento em que o país se encontrava cheio de ultraconservadores, se alguém fosse fazer alguma mudança contraía para si uma forte oposição,Julio Prestes embora com nome na historia do nosso país,a meu ver não teria estrutura para isso,Ao governo de Vargas somava se homens como JK,Tancredo Neves,o primeiro na época era governador de Minas Gerais:presentes no segundo mandato de Getulio Vargas.

Páginas

Comente

Filtered HTML

  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Respeite as regras básicas Netiqueta.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License

br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License.

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql).

Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:

Como fazer um website de verdade?

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

Support Bloggers' Rights!
Support Bloggers' Rights!

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Na manutenção uso o Quanta+ e Gimp (no Gentoo).

Powered by Drupal