No mundo complexo fora dos quadrinhos da marvel, mangás, novelas, textos engajados e outros conteúdos sem o compromisso com o real não existem super-heróis ou super-vilões.
Heróis do mundo real são definidos pelo filtro ético de cada um. Este espaço foi criado para juntar o julgamento pessoal de um monte de gente sobre pessoas que influenciaram a nossa realidade.
Getúlio Vargas
Primary tabs
Ditador populista com inspirações facistas, criador do Estado intervencionista, paternalista e corporativista que persiste até hoje. Manteve relações com o Hitler e Mussolini até não conseguir mais resistir a pressão dos Estados Unidos.
Taxonomy upgrade extras:
Atenção:
Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).
Lembre-se: Opinião é diferente de informação.
Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.
Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.
Respeite as regras básicas Netiqueta.
Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.
Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.
Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.
Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.
Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.
Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).
Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.
Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.
Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.
Comentários
Anônimo (não verificado)
qui, 24/07/2014 - 20:30
Permalink
Quem sabe é Deus
Getúlio Vargas foi como qualquer outro cidadão, fazendo de tudo para se sobressair, de modo trapaceiro ou justo. O importante mesmo é que ele contribuiu para a evolução do Brasil. O mesmo também se favoreceu na própria vontade. Quem no lugar dele não faria isso? Bom, só Jesus Cristo! E ao definir-lhe a ser Herói ou não é se ele realmente fez seus belos trabalhos apenas pela própria imagem ou se foi mesmo pelo povo. Quem pode jugar o que se pretendia, só Deus e o próprio!
Anônimo (não verificado)
qui, 04/01/2018 - 15:49
Permalink
Getúlio Herói do Brasil
Esse SIT é livre para opinar,quer seja contra,quer a favor cuido eu,,quer acusando ,quer justificando,mediante a isso ,acho que outro não faria o que Getúlio fez ,ainda mais esses políticos de hoje que são supercorruptos em sua maioria, agora quanto a vida particular de cada um, isso devemos prestaremos conta é com Deus, mas na política ele foi o que muitos não foram,Agora Jesus cristo foi incomparável,ainda tem uns que o comparam com Ghandi e outros carnais,Jesus Cristo é o filho de Deus.
Anônimo (não verificado)
ter, 03/06/2014 - 17:46
Permalink
Vilão, lógico.
Getúlio foi um bosta, vilão. Não pode ser considerado herói só pelo salário mínimo e etc... Ele tinha relações com o louco do Hitler!! Hello! #AlienaçãoLevel1000000
Anônimo (não verificado)
qui, 18/09/2014 - 11:27
Permalink
Vilão do Brasil
O fato de Getúlio ter criado o salário mínimo e outros, não é nada só pelo fato ter relações com Hitler e Mussolini ele é vilão...
Anônimo (não verificado)
seg, 24/11/2014 - 12:09
Permalink
Defesa
Só que esse tal "salário minimo" que ajuda você ou seu pais por comida na mesa ;) Vargas não tinha nada a ver com Hitler
Anõnimo (não verificado)
seg, 25/06/2018 - 15:16
Permalink
Getúlio e o salário mínimo
O salário mínimo na época de Getúlio era calculado de forma correta, trazendo um grande benefício para o país,mas de umas décadas para cá, os governantes corrompem o direito da classe trabalhista,fazendo um cálculo de aumento anual execrável,mas mesmo assim , ainda é de grande valia.
Lilian (não verificado)
qua, 05/10/2016 - 12:48
Permalink
Era Vargas
Você não leu livros de historia sobre Vargas? BURRO
Anônimo (não verificado)
qua, 11/03/2015 - 22:12
Permalink
Errado
Errado, Vargas tinha sim muitas relações com Hitler. Ele além de aceitar o nazismo como uma ideologia para si(um exemplo é o nacionalismo e a sua auto exaltação) Getúlio deu de "presente" comunistas e judeus do Brasil à Hitler. Um exemplo das vitimas usadas para presentear Hitler foi Olga, judia e comunista.
eu (não verificado)
ter, 22/08/2017 - 18:30
Permalink
ee
concordo totalmente
Anônimo (não verificado)
ter, 12/05/2015 - 00:35
Permalink
Getulio Heroi
Os fins meu amigo justifica os meios ou como disse Salomão melhor o fim das coisas do que o principio delas, ele era simpatizante do partido nazista e fazia o culto a personalidade como gesto e pratica de Hitler e de alguns reis mas isso foi no principio e no meio,mas não no fim,na terceira parte restante da sua carreira ,incluindo o mandato interrompido de 50-54 não foi assim,foi democrático. , quanto a Olga Benário isso era de alçada de Fillinto Miller, nada de presente, isso se chamava cooperação. Quanto as leis que ele criou favoreceu mais os pobres do que os ricos. A anarquia (desordem)virou hierarquia(ordem). os ricos foram favorecidos no sentido de se valer desses meios para exploração, para não dizer corrupção,mas isso era problema deles se tiraram a chave da ciencia. Havia pressão e problemas para para Getulio porque tinha que ser pró americano.
Anônimo (não verificado)
dom, 14/09/2014 - 04:44
Permalink
Só o salário mínimo? Getulio
Só o salário mínimo? Getulio criou o código eleitoral, o código florestal, o código penal, a CLT, a petrobras, a companhia siderúrgica nacional, a vale do rio doce, o voto secreto e extensivo a mulheres, a OAB, o IBGE.. Se liga cara, o Vargas descobriu o Brasil
Anõnimo (não verificado)
sab, 22/04/2017 - 16:59
Permalink
Getulio e Pedro heróis
È verdade se Pedro Alvares descobriu o Brasil de fora para dentro, Getúlio Vargas descobriu o Brasil de dentro para fora.
Anônimo (não verificado)
ter, 20/10/2015 - 03:08
Permalink
Errado
A metade do q se falo q ele fez. . se não fosse o acordos com EUA ele não teria feito isso. Nem tudo ele dez só. Tem sempre um lado podre nisso tudo
Anônimo (não verificado)
sex, 28/08/2015 - 02:00
Permalink
O estigma de Vargas .
Quase você acertou...Só faltou ele descobrir o Brasil e Fazer chover mas convenhamos fazer chover chuva natural por enquanto só Deus né?
Anônimo (não verificado)
qua, 05/08/2015 - 00:26
Permalink
Serio?
Você tem certeza que foi Vargas quem descobriu o Brasil? Acho que você devia estudar mais um pouco de história ou só o descobrimento do Brasil.
PS: respeito sua opinião de que ele é um herói, não entenda mal o meu comentário.
Anônimo (não verificado)
qua, 10/09/2014 - 19:33
Permalink
Covarde Anônimo Você é um leigo e alienado.
Muitos focam somente na parte ruim do processo mas não observa que quem fez o Brasil crescer até o momento sendo um fascista,mãe dos ricos ou mesmo nazista,foi Getúlio Vargas então nós brasileiros temos muito em agradece-lo.
Ass:Daniel
Anônimo (não verificado)
seg, 02/06/2014 - 23:53
Permalink
Ninguém é totalmente bom ou mau
Getúlio Vargas foi um verdadeiro gênio articulador! Apesar das tendências fascistas em boa parte de seu governo, foi um grande mestre de articulação!
Ele era FODA!
Deu um golpe pra entrar e deu outro pra não sair.
Seu suicídio foi um caso pensado, com isso adiou em 10 anos o golpe de 64!
Anônimo (não verificado)
ter, 01/04/2014 - 01:40
Permalink
Entre duas bandeiras
Pressionado cada vez mais por Juan Peron - Argentina , para romper com os EUA,hesitava tomar essa decisão porque Vargas se via numa situação muito dificil,porque via nos E.U.A, um parceiro atraente no ponto de vista economico, embora que o Brasil ficasse no prejuizo nos primeiros anos da Petrobrás,isso agora para ele era coisa do passado,nesse mesmo ano Vargas se suicidaria enterrando os sonhos de Peron,no ano seguinte Peron seria deposto na Argentina,era dissolvido por completo o Pacto dos caudillos.
Anônimo (não verificado)
dom, 17/11/2013 - 10:44
Permalink
Era gaúcho . assim você deduz
Era gaúcho . assim você deduz .
Anônimo (não verificado)
sex, 08/11/2013 - 15:45
Permalink
Tio Vargas
Acho que titio vargas fez um trabalho mediano em sua passagem pela historia do governo do brasil.
Anônimo (não verificado)
qui, 07/11/2013 - 21:14
Permalink
getúlio vargas herói ou vilao
que ótimo site eu tinha q fazer um debate
Anônimo (não verificado)
ter, 08/10/2013 - 12:01
Permalink
vargas
..como todos nós ele teve o seu lado bom e seu lado má,mas enfim ele foi um herói pois ele reconheçeu o valor do trabalhador e acima de tudo ele criou várias industrias que athé hj emprega mlhões e milhões de nossos brasilleiros!!!
.. vho tirar 10 em meu debate pois aprendir muito cm v6 :)
posstt~> Estrellynhah :)
Anônimo (não verificado)
seg, 30/09/2013 - 21:52
Permalink
Getulio heroi ou vilão?
Empurrado por uma multidão Vargas dificilmente perderia a eleição de 50,de nada adiantaram os discursos inflamados do jornalista Carlos Lacerda,pela televisão usando fábulas gregas em suas metáforas,Plínio Salgado ficara para trás,Eduardo Gomes bem que tentou e Cristiano Machado ficou em terceiro.e Osvaldo Aranha nem sequer se candidatou aumentando as chances de Getúlio.Mas circunstancias adversas como a calúnia da rua tolenero conturbaria sua situação porque posteriormente seria abandonado pelas escórias dos partidos,mergulhado em profundo isolamento não iria muito longe...
Anônimo (não verificado)
ter, 24/09/2013 - 15:54
Permalink
para mim nem heroi nem vilão
Ele fez coisas e coisas ruins foi covarde e honesto não podemos falar das coisas só por um lado e sim pelos dois
Anônimo (não verificado)
qua, 30/10/2013 - 12:26
Permalink
Concordo
Concordo com você, as coisas vistas por apenas um lado pode trazer muitas surpresas.
Anônimo (não verificado)
ter, 24/09/2013 - 01:33
Permalink
se perguntem
se todos que falaram contra tivessem que defender ele como seria se poderem respondam
Anônimo (não verificado)
qui, 12/09/2013 - 15:53
Permalink
Curti muito
olha curti muito me ajudou muito ja q eu vou ter que fazer um debate sobre Getúlio
Anônimo (não verificado)
qua, 11/09/2013 - 20:24
Permalink
Vargas
Tenho um juri na escola , é eu vou acusa-ló , adorei esse site , pois aprendi bastante ... , obrigado :)
Anônimo (não verificado)
dom, 31/08/2014 - 20:04
Permalink
Juri
Você ganhou como acusação dele? Que argumentos você utilizou? Tenho um juri na minha escola também, e tenho que acusá-lo. Me fala alguns argumentos que posso utilizar contra os benefícios que ele fez, por favor!
Anônimo (não verificado)
seg, 09/09/2013 - 13:40
Permalink
Getulio Vargas
Bom Getulio Vargas ajudou muito o Brasil mais infelizmente prejudicou ao mesmo tempo , ele Fez muitas coisa boas mas com sua ganancia e egoismo prejudicou é isso
Anônimo (não verificado)
seg, 09/09/2013 - 13:35
Permalink
covarde
getulio vargas foi um homem que fazia de tudo por sua imagem por isto fez coisas ruins
Anônimo (não verificado)
seg, 09/09/2013 - 13:15
Permalink
Getulio FALSO
bom ele nunca foi um bom presidente sempre maltratou a todos falso prepotente >:(
Anônimo (não verificado)
qui, 05/09/2013 - 21:25
Permalink
Getúlio vargas
Vey Vargas foi um cara mtu legal, se ele era tão ruim, ele n teria sido eleito no segundo mandato. pq foi o errado q deu certo e se o certo desse errado?
Anônimo (não verificado)
qua, 21/08/2013 - 01:06
Permalink
Getulio Realmente é um Vilão!
Obrigada a todos adorei muito o debate e achei mega interessante tudo. Preciso fazer um trabalho do qual acusa este carinha ae ao ler estes depoimentos comprovou que ele ate pode ser "bom" mas com o dinheiro que ganhava e desviava alguma coisa de bom tenk fazer ne. E sem contar que a lei da vida e fazer de tudo pela sobrevivência mas NUNCA passar por cima do seu próprio caráter! obrigaduuuh gente bjnhuus
Anônimo (não verificado)
qua, 13/03/2019 - 11:06
Permalink
A vaga de Vargas
Getúlio quando foi descoberto para a política , pelo político pernambucano Pinheiro Machado, com sua família tradicional em São Borja, já era da aristocracia, não tinha quase motivo para arriscar a pele pelo povo brasileiro, não estava na política por dinheiro, numa época em que o Brasil estava cansado das façanhas de Virgulino, o lampião, que também foi primeiro injustiçado pela própria polícia que mataram seus pais, aonde depois entrou para o cangaço, cansado também por um movimento chamado coronelismo, no segundo mandato , Getúlio Vargas já estava desgastado pelo sistema de até então, por fim foi engolido pela mesmice do sistema com chapéu, botas e tudo o mais. Esta é a minha defesa para com aqueles que o acusam,na verdade alguns não entendem o seu sucesso aí falam , que ele era manipulador,farsante,usurpador mas ele tinha um diferencial,pessoas assim nascem a cada 100 ou 150 anos.
Anônimo (não verificado)
qui, 01/08/2013 - 13:35
Permalink
elogio
foi um cara muito legal e com as lei, que ele fez mudou o brasil...
Anônimo (não verificado)
ter, 24/09/2013 - 01:21
Permalink
vc pode elogiar
vc pode elogiar mas mas numa fonte de pesquisa vc sempre vai achar acusações e alguma coisa contra Getúlio Vargas ok
Anônimo (não verificado)
seg, 22/07/2013 - 11:21
Permalink
Getulio Vargas heroi ou vilão?
Um colunista de uma revista notória aqui do Brasil escreveu que Lula tem qualidades dos dois antigos presidentes do Brasil;Getúlio e J.K,na minha opinião foi uma boa observação,mas dos três, Getúlio Vargas , é superior e para muitos o mais importante presidente que o Brasil já teve.
Anônimo (não verificado)
dom, 12/07/2015 - 15:52
Permalink
vargas um vilão
em minha opnião, vargas teve um governo muito ambiguo,praticava o facismo contudo lutou contra os facista durante a gerra. alem disso observem a seguinte objeção, com relação a um de seus discursos:
ele disse:
"podeis interrogar,talvez: quais as aspirações das massas obreiras,quais os seus interesses?e eu vos responderei:a ordem e o trabalho.
Em primeiro lugar,a ordem,porque na desordem nada se constroi [...]
O trabalho só pode se desenvolver em um ambiente de ordem[...]
O trabalho é o maior fator de elevação da dignidade humana1 ".
mais dai devemo nos perguntar:
quais os ideais de ordem de Vargas?
é lícito tirar a liberdade de expressão do povo,por proibi-los de demonstrarem insatisfação, por meio de greves pacificas?
que dignidade possui um trabalhador que é refém das leis que deveriam protege-los?
o senhor Vargas:
- negligenciou o setor rural;
- nas reformas educacionais de 1930:
_ quase não alterou os índices de analfabetismo, entre classes populares,ou seja, os mais pobres;
_ o ensino fundamental primário continuou restrito;
- o sistema educacional foi dividido em: técnico ( para os trabalhadores) e superior(para as elites).
sendo assim, vendo as informações acima, seria sensato concluirmos que o governo Vargas:
- Apesar de falar em inclusão social, não aplicou;
-foi um governo ambíguo;
-apesar de dizer que era a favor dos trabalhadores, proibia os trabalhadores de demonstrarem insatisfação;
-deixava o trabalhador refém das leis;
-tinha uma postura autoritária;
-na pratica o trabalhador não era livre.
gostram dos argumentos? respondam por favor... porque eu vou ter um juri no if e tenho que acusar Getúlio Vargas.
Anônimo (não verificado)
sex, 12/07/2019 - 15:49
Permalink
Getúlio HERÓI
NÃO ERA AMBIGUO, BASTA ENTENDER QUE ELE PERSEGUIU OS JUDEUS COMUNISTAS FORAGIDOS DA ALEMANHA,porque eram comunistas, e o motivo era este, porque eram comunistas,vocês viram o estrago que foi feito recentemente no Brasil, porque mantinham relações com o comunismo, não vou dizer nomes, Se Getúlio mantinha boas relações com Hitler,navios brasileiros não seriam afundados por submarinos alemães, isto no passado fazia parte de relações superficiais, para a Alemanha não mexer com o povo brasilero , era uma estratégia protecionista de Vargas. Mas depois que Hitler mexeu com o Brasil, Getúlio Vargas declarou guerra ao eixo do mal.
Anônimo (não verificado)
dom, 21/07/2013 - 11:11
Permalink
a mancha de Vargas
Apesar de Getúlio ser irrepreensível para muitos , o que dizer das inúmeras e secretas vedetes,que mantinha encontros com Vargas, isso quase sempre na viração do dia. Parece que o ex ditador nacionalista usava a formula da relatividade assim como Albert Stein que tinha amantes,vale destacar alguns nomes: Aimeé,Virgínia Lane. È , Getúlio acabou mordendo a maçã envenenada,pobre Darcy ,daquele momento em diante enfrentaria um casa mento tumultuado, mas que perduraria até ao fim. Com essas traições foi como se o céu desabasse no matrimonio da primeira dama Darcy Vargas.
Getúlio ao que parece não resistiu a esses pratos plenos,mas como presidente ou qualquer cidadão deveria.
Anônimo (não verificado)
sab, 16/11/2013 - 19:04
Permalink
Getúlio heroi
Ora achar nomes de mulheres(2)em um diário aonde dizem ser da autoria de Getulio Vargas depois de quase setenta anos gera muitas dúvidas, o que reforça isso são as vistorias nas ferrovias que ele mesmo fazia questão de fazer á tardinha,quanta fertilidade pode estar alojada na imaginação dessas pessoas, e ainda vale lembrar que a primeira dama de até então era bem mais nova que Getúlio, o que não era comum naquela época.
Anônimo (não verificado)
sex, 01/11/2013 - 13:27
Permalink
E esses erros ortográficos?
Albet "Stein"? Não seria Albert Einstein?
"Casa mento"? Não seria Casamento?
Anônimo (não verificado)
ter, 09/07/2013 - 11:49
Permalink
Getulio Vargas heroi ou vilão?
Getulio Vargas nâo teve participação direta na deportação de Olga e talvez nem indireta,a sorte de Olga foi decidida pelo supremo Tribunal Federal, o vilão dessa historia seria Filinto muller, essa historia teve repercussão internacional, Muller foi acusado diversas vezes por torturas e arbitrariedades,como era chefe da policia politica do Brasil,com o passar dos anos a fama foi atribuida ou recaiu em Vargas. Getulio sabia sim dos campos de exterminio,mas não sabia das execuçoes ,no que ficou chamado de ¨Solução Final¨¨. Mas houve negligencia de Vargas quando recebeu carta para absolvição de Olga Benário ,Vargas a meu ver não queria colaborar com o comunismo não sei se poderia fazer a alguma coisa,porque nas Americas,por trás das vitrines quem mandava era os americanos (EUA).Filinto Muller abusava do poder porque era como se tivesse carta branca. Não houve ordem de extradição e deportação por parte do consulado alemão,apesar da intensa perseguição de Filinto Muller,homem de fibra que também tem historia no nosso país.
Anônimo (não verificado)
ter, 11/06/2013 - 22:27
Permalink
a era vargas
gostei muito do que li nesse site. vou fazer um julgamento e tenho que defender a era vargas. ja encontrei bons argumentos aqui... obg espero fazer um bom trabalho. :)
Anônimo (não verificado)
dom, 19/05/2013 - 13:13
Permalink
Herói e covarde ao mesmo tempo
Ele lutou pelo direito do trabalhador , deu o direito do voto para as mulheres e outras bem - feitorias , mas também vacilou por colaborar com Hitler e Mussolini , deportou judeus para a Alemanha sabendo que essas pessoas seriam mortas logo em seguida , ordenou a cassada e tortura de militantes comunistas , matou muita gente que queria mudar o pais para melhor , pronto deixei o meu recado
Anônimo (não verificado)
sex, 20/09/2013 - 04:57
Permalink
Palmas para o maior estrategista de todos os tempos
Ele não lutou pelo trabalhador, simplesmente quando já não dava mais pra segurar a pressão dos operários, ele instituiu leis do que já estavam sendo aplicadas na prática , porém os "direitos do trabalhador" eram para uma pequena parte (bem pequena) da sociedade, cujo somente tinham esses tais direitos pessoas com carteira assinada,, filiadas ao sindicato(do governo), e trabalhadores urbanos ( o que não era nem 10% da pop. no país, já que a grande maioria era rural e carteira de trabalho, nem sonhando ) , logicamente uma estratégia de marketing, pois essa atitude não prejudicaria os latifundiários das elites.
Virou o mito que é hoje por uma sucessiva e intensa ação de diversos fatores,
desde o começo da sua aparição, primeiramente só pelo fato de tirar os cafeicultores do poder, já o tornou muito querido, mas podemos citar o golpe militar mesmo, foi uma ótima estratégia montada com o plano Cohen o fazendo parecer um "protetor" da nação, também com o órgão do DIP ( que convenhamos , trabalhava muito bem ).. Quando sua popularidade estava caindo, ele com muita destreza, anunciava em frequência nacional em rádios, novas "leis" que beneficiavam o trabalhador, fazendo parecer o que era de obrigação do governo, virar um "presente" de Getúlio. Tais direitos que os movimentos da época já lutavam bastante por, e vários já existiam de fato. Com a estratégia de lançar em "conta gotas" esses direitos, (ex: férias remuneradas, menor jornada de trabalho. etc), sua popularidade foi crescendo cada vez mais.
Admiro muito Getúlio, pois foi um homem muito inteligente, soube em qualquer situação tirar vantagem e camuflar os problemas só mostrando a sua imagem "perfeita e honesta" .
De honesta não tinha nada, tanto é que suicidou-se quando foi acuado por Lacerda, com o dossiê que mostrava toda a sua sujeira na época do estado novo, tais documentos que só vieram a tona a pouco tempo...Explicando a sua total popularidade presidencialista até hoje ( só batida por Lula em seu primeiro mandato ).
Os jovens de hoje conhecem a real face da Era Vargas muito mais do que os próprios que viveram na mesma.
Anônimo (não verificado)
sab, 05/10/2013 - 21:12
Permalink
Getulio antigo e o Getulio Moderno
Muita Gente de hoje acredita que o Getulio queria se promover comparando-o com a corrupção de hoje,vale lembrar que Getulio Vargas foi criticado também pelo projeto de 100%do salário minimo,e pela campnha "o petroleo é nosso''que foi fio da meada para a criação da petrobrás e sua nacionalização.
Anônimo (não verificado)
sab, 05/10/2013 - 14:54
Permalink
Getulio heroi
a popularidade de Getúlio foi superada,porque a população demografica hoje é bem maior que da decada de !950,e o DIP,foi criado por causa dos abusos da oposição,conspiratória.
Anônimo (não verificado)
sex, 18/10/2013 - 18:30
Permalink
Sobre o DIP e a popularidade de Getulio
Jamais! A DIP foi criada para promover o governo e camuflar através de estrategias todas as falcatruas e "limpar" a sociedade de todas as oposições. Não te culpo por pensar assim, provavelmente seus professores devem ter aprendido assim, pois viveram em epocas de ditaduras, epocas que os verdadeiros fatos não podiam vir a tona. Mas converse com historiadores atuais que reviram os baús do passado brasileiro, e você terá outra imagem tanto da DIP quanto da era Vargas total.
Quanto a popularidade realmente é isso mesmo, foi superada por conta do crescimento demografico, mas esse não é o ponto. O ponto é que ele era popular devido a diversas manobras, sendo a maior de todas a censura e a propaganda, que deixavam todos os brasileiros alienados e ignorantes. Imagina só, se até hoje ainda as noticias são facilmente manipuladas, naquela época sem internet então ... hahahahaha
E é por isso que não podemos culpar as pessoas "antigas" que viveram nesse período, elas realmente não sabem o que aconteceu.
Páginas
Comente